Sobre a SKB

Última atualização do post: 14/03/2024

A Sociedade Kant Brasileira é uma associação acadêmica fundada em 1988, durante o I Congresso Kant Brasileiro para promover os estudos kantianos no Brasil, concentrando pesquisadores que têm interesse no estudo filosófico da obra de Immanuel Kant. A sociedade é legalmente constituída e, de acordo com seu estatuto, a SKB tem como finalidade “a pesquisa e divulgação do estudos sobre a filosofia kantiana e temas afins, através das seguintes atividades: a) realização regular de simpósios, congressos e eventos análogos; b) promoção e apoio a publicações relacionadas à filosofia kantiana e temas afins; c) iniciativas visando o fomento de estudos sobre o pensamento de Kant e temas afins; d) formação de Seções Regionais com o fim de ampliar o estudo do pensamento kantiano e temas afins, e apoio a Grupos locais dedicados às mesmas finalidades; e) colaboração com estudiosos da filosofia e herança kantiana e com sociedades congêneres de outros países” (cf. Estatuto da Sociedade). A sociedade teve como presidentes os seguintes docentes: Željko Lopari? (UNICAMP) (1989-1994); Valerio Rohden (UFRGS) (1994-2006); Ricardo Ribeiro Terra (USP) (2006-2010); Ubirajara Rancan de Azevedo Marques (UNESP-Marília) (2010-2014); Maria de Lourdes Alves Borges (UFSC) (2015-2021); Sílvia Altmann (2022-atual).


Trata-se de uma sociedade sem fins lucrativos, que se mantém com anuidades pagas por seus associados, e que realiza seus congressos sempre em colaboração com universidades públicas ou privadas, e com verbas solicitadas a agências de fomento ou de instituições privadas. Além dos Congressos da Sociedade Kant Brasileira, cabe mencionar a participação da Sociedade Kant Brasileira (SKB) – durante a diretoria de Valério Rohden – na organização do X Internationalen Kant-Kongresses. Recht und Frieden in der Philosophie Kants, edição do congresso mundial da Sociedade Kant internacional (Kant-Gesellschaft) que ocorre a cada 5 anos e que foi sediado no Brasil sob a coordenação de Ricardo Ribeiro Terra.


A Sociedade Kant Brasileira criou, durante o II Congresso da SKB, realizado em 1998 na cidade de Itatiaia–RJ, a Revista Studia Kantiana (https://www.sociedadekant.org/). O primeiro número foi publicado em setembro daquele ano. O primeiro editor da revista foi Luiz Carlos P. D. Pereira, sucedido por Ricardo Ribeiro Terra e, posteriormente, por Christian Hamm. A revista foi publicada de modo impresso até 2011 e tornou-se exclusivamente virtual desde então. Em 2021 a revista passou a integrar a Biblioteca Digital de Periódicos da Universidade Federal do Paraná e está atualmente avaliada no estrato A2 do Qualis Periódicos. Atualmente os editores da revista são Joel Thiago Klein, Monique Hulshof e Robinson dos Santos.


A Sociedade Kant Brasileira (SKB) trabalha em parceria com diversas sociedades Kant: Kant-Gesellschaft, North American Kant Society (NAKS), Société d’Études Kantiennes de Langue Française (SEKLF), Società Italiana di Studi Kantiani e Sociedad de Estudios Kantianos en Lengua Española (SEKLE). Além disso, a SKB trabalha em colaboração com o GT Kant da ANPOF e conta com diversas seções regionais: Seção Regional de Campinas, Seção Regional Gérard Lebrun, Seção Regional Paraná, Seção Regional Rio Grande do Sul e a recém-criada Seção Regional do Cerrado.