Seção Regional do Cerrado

Link com informações de atividades da Regional do Cerrado

COMUNICADO DE FUNDAÇÃO

Brasília/DF, Goiânia/GO, Uberlândia/MG, 19 de outubro de 2021.

À Diretoria da Sociedade Kant Brasileira (SKB)

Estimados colegas da Diretoria da Sociedade Kant Brasileira, saudações kantianas!

Desde 2010, quando foi fundado o GEPIFKI – Grupo de Estudo e Pesquisa “Investigações sobre a filosofia kantiana e suas influências” (UFU/CNPq), realizamos reuniões quinzenais dos membros do GEPIFKI, em que múltiplos textos e temas kantianos foram tratados, resultando em pesquisas acadêmicas, publicações e palestras. Foram somados esforços também com o Grupo de Estudos em Kant e Hume, que tem reuniões semanais, tendo executado três editais universais da Fapemig com objetos de pesquisa sobre o autor. Da colaboração dos dois grupos surgiram diversas atividades com vistas à criação de uma Seção Regional da Sociedade Kant Brasileira, tais como os três Colóquios Kant da UFU (2011, 2012, 2017), o 1º Seminário do GEPIFKI (2013), a publicação do Dossiê Kant (Revista Educação e Filosofia – UFU, 2013), orientações de mestrandos, doutorandos, TCC’s de graduação e projetos de Iniciação Científica.

Paralelamente, na Universidade de Brasília (UnB), além da realização de eventos, como o I Colóquio Kant Kierkegaard (2014), em 2011 iniciaram os encontros periódicos do Grupo de Estudos Kant, bem como uma crescente produção de artigos, traduções, capítulos de livro, monografias, e dissertações de mestrado centradas na filosofia kantiana ou em sua repercussão sobre o pensamento moderno e contemporâneo.

Na UFG, o Prof. José Nicolau Heck promoveu ao longo das últimas décadas uma série de eventos e atividades de pesquisa em torno da obra de Kant. Mesmo com sua aposentadoria, não obstante, vários docentes vêm promovendo discussões e eventos em torno da obra kantiana em diálogo com as obras de autores como Hegel, Fichte, Schelling, Kierkegaard, Nietzsche e Arendt. Na pós-graduação em filosofia foram defendidas dezenas de dissertações e teses sobre a obra kantiana, também considerando seu impacto sobre a filosofia contemporânea e sua relevância na discussão de temas atuais.

Com a intensificação neste período do intercâmbio acadêmico entre UnB e UFG e UFU e a aproximação de professores destas instituições que, compartilhando uma forte identidade, buscavam estimular o desenvolvimento de nossos programas de Pós-graduação, surgiu a ideia de reunirmos pesquisadores destas três instituições para a fundação da Seção Regional do Cerrado, priorizando não mais o aspecto político federativo na determinação de seus contornos, mas sim a delimitação geográfica de um bioma comum, ainda não contemplada nas quatro Regionais então existentes.

Nesse sentido, em 14 de agosto de 2021, mediante reunião remota e síncrona hospedada na Plataforma MS-Teams, foi fundada a Seção Regional do Cerrado da Sociedade Kant Brasileira. Compareceram à reunião Adriano Correia, Alexandre Hahn, Erick Lima, Márcia Zebina, Marcos Seneda, Olavo Calabria, Alcino Bonella, Alexandre Guimarães, Rubens Sobrinho, Sertório Amorim, Allyson Pereira e Rodrigo Faria, quando foi eleita a primeira diretoria desta Seção Regional: Olavo Calabria (Presidente), Alexandre Hahn (Secretário), Adriano Correia (Tesoureiro) e Marcos Seneda (Coordenador de Publicações).

Desde então, a Seção do Cerrado tem produzido reuniões de estudo e pesquisa, palestras remotas síncronas e realizou em Pirenópolis/GO, nos dias 21, 22 e 23 de setembro de 2022, o 1º Colóquio “Natureza em Kant”, com a participação de eminentes pesquisadores kantianos do Brasil e de Portugal.

Cordialmente, Adriano Correia (UFG), Alexandre Hahn (UnB), Marcos Seneda (UFU), Olavo Calabria (UFU)