Sociedade Kant Brasileira

Nota de falecimento do Prof. Dr. Valerio Rohden

0 0
Read Time:1 Minute, 23 Second

É com grande pesar que comunicamos o falecimento, na manhã do dia 19 de setembro, de Valerio Rohden, um dos mais ativos e importantes pesquisadores de Kant no Brasil.

Valerio Rohden fez Graduação em Curso de Filosofia (1960) e Doutorado com Livre-Docência pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976). Fez pós-doutorado na Universidade de Münster, Alemanha (1988-9). Também desenvolveu pesquisas em Universidades de Roma, Paris, Freiburg i.Br., Heidelberg, Köln, Erlangen-Nürnberg. Foi professor visitante na UFRJ. Foi professor titular na Universidade Luterana do Brasil. Exerceu atividades como Pesquisador Visitante junto à Pontifícia Universidade Católica do Paraná. E, como professor voluntário, foi membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFSC.

Dentre inúmeros artigos sobre a filosofia de Kant, destacou-se especialmente pela tradução das três Críticas, dando assim uma contribuição inestimável aos estudos kantianos entre nós. Ressalte-se também seu importante livro, Interesse da Razão e Liberdade (Ática, 1981).

Valerio Rohden também foi presidente da Associação de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) entre 1986 e 1988. Foi fundador e presidente da Sociedade Kant Brasileira (1994 -2006) e, ao longo de sua carreira, não mediu esforços para fortalecer e divulgar os estudos kantianos brasileiros entre nós e no exterior. Atualmente, coordenava, juntamente com Daniel Perez, um seminário voltado para o estudo e a tradução das Lições sobre Antropologia de Kant, na Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Ricardo Ribeiro Terra
Presidente da Sociedade Kant Brasileira

***

P.S.: O sepultamento do Prof. Valerio Rohden será na terça-feira, 21 de setembro, às 11h da manhã, no cemitério Luterano de Porto Alegre, capela D, Av. Oscar Pereira esquina com Guilherme Schell.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

10 thoughts on “Nota de falecimento do Prof. Dr. Valerio Rohden

  1. Estimado Prof. Ricardo R. Terra:

    Quería expresar mi dolido pésame y acompañaros en el sentimiento por la muerte del Profesor Valerio Rohden, al que tuve la fortuna de conocer en el último congreso de Pisa, e incluso de cenar una noche junto a él, conversando de todo un poco.

    Quisiera expresar también nuestra condolencias a su familia de parte de la (aún futura) Sociedad de Estudios Kantianos en Lengua Española, que siempre le recordará entre sus allegados, por su trabajo y su valía, tanto personal como profesional.

    Prof. Jacinto Rivera de Rosales
    UNED. Madrid. España.

  2. Valério Rohden!
    O homem parte do convívio dos amigos, mas seus livros e exemplos ficam para sempre. No meu exemplar da Crítica da Razão Pura de Kant, o professor Valério escreveu: Para Régis este desafio. Não sei se compreenderei Kant algum dia. Foram 3 anos de encontros em sua residência para estudar esta obra Kantiana…. As conversas muito ajudaram na compreensão da filosofia e da vida. Foi um grande homem e amigo.

  3. I will remember Valerio whom I met for the first time in Kaliningrad in 2004. His enthusiasm for the Kantian project struck me. I shall miss his joie-de-vivre and good humour. International Kant conferences will not be the same without him!

  4. Estimado Ricardo Terra, estimados miembros de la Sociedade Kant Brasileira,
    Abrí hoy la página de la Sociedade Kant Brasileira y me encontré con la triste notcia del fallecimiento de Valério Rohden.
    Lo lamento muchísimo. Pierdo con él a un colega muy admirado y a un querido amigo. Fue muy hermoso conocerlo. Compartí con él viajes, trabajos y proyectos de investigación. Me enseñó mucho.
    Además de su grandeza académica, fue ejemplo de valores humanos maravillosos. Fue un amigo sincero y generoso; nos comunicó a todos su optimismo, su alegría y su entusiasmo.
    Les mando un abrazo. Les ruego que lo transmitan a los colegas y amigos que sufrieron tan gran pérdida. Mario Caimi

  5. Com grande pesar fico sabendo do falecimento do prof. Valério Rhoden, meu orientador persistente e incentivador, com quem tive meu primeiro contato com a KU à época em que a estava traduzindo e ministrando cursos de estética. Devo -lhe o apoio e o exemplo de um envolvimento intenso com Kant, sua intrépida liberdade de interpelar um clássico e seu rigor reverente de exímio tradutor. Sua abertura à interlocução, espírito cosmopolita e fino humor deixarão saudades, que fique o exemplo de um trabalhador incansável da filosofia, e um cidadão do mundo.

  6. Mestre Valério Rhoden:

    Recordações maravilhosas guardarei para sempre de suas brilhantes reflexões quando me orientou no Mestrado e presidiu minha banca de doutoramento. Um exemplo de pesquisador, intelectual, ser humano cosmopolita e integral, que muito me honrou com a sua dedicada e decisiva intervenção em minha trajetória acadêmica. Muito obrigado. Desejo que sua famíla e seus entes queridos recebam as minhas condolências, a estima e a enorme consideração de que seu legado ficará vivo entre nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *