Looking for Kant: considerações sobre o sentimento de respeito kantiano do ponto de vista da neurociência contemporânea

Autores

  • Rafael da Silva Cortes Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Porto Alegre, Brasil)

Palavras-chave:

respeito pela lei, sentimento, neurociência e lei moral.

Resumo

Neste trabalho analisamos o conceito kantiano de sentimento de respeito pela lei (Achtung vor dem Gesetz) à luz dos estudos e reflexões sobre neurociência contemporânea. Nosso objetivo é entender em que medida é legítimo considerar o respeito pela lei moral um verdadeiro sentimento, ainda que tenha origem na razão. Para tanto, nesse ensaio nos servimos dos trabalhos de Kant sobre a fundamentação da moralidade, nos quais o autor explica as características daquele sentimento e sua importância para a lei moral. Posto essas considerações, nos concentramos nos estudos de Antonio Damasio sobre os sentimentos, expostos em seu trabalho denominado Looking for Spinoza: Joy, Sorrow, and the Feeling Brain, de 2003. Nessa etapa do artigo foco nas considerações do autor sobre a origem e a relação dos sentimentos com a mente, o cérebro e o corpo humano. Por fim, propomos uma revisão semântica do conceito kantiano de sentimento de respeito, fundamentada nos resultados obtidos pelos estudos de Damásio sobre os sentimentos.

Referências

DAMÃSIO, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. Adaptação para o português do Brasil de Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia da Letras. 2004.

DAMÃSIO, A. Looking for Spinoza: Joy, Sorrow, and the Feeling Brain. Orlando: Harcourt Inc., 2003.

FERRAZ, C. A. “Kant sobre o sentimento moralâ€. In: WILLIGES, Flávio; COPP, David; FISCHBORN, Marcelo (Org.). O lugar das emoções na ética e na metaética. Santa Maria (não publicado).

KANT, I. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1997.

KANT, I. Crítica da razão prática. Tradução de Valério Rohden. São Paulo: Martins Fontes. 2002.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução de Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2005.

KANT, I. Fundamentação da metafísica dos costumes. Tradução com introdução e notas de Guido Antônio de Almeida. São Paulo: Discurso Editorial: Barcarolla, 2009.

KANT, I. La metafísica de las costumbres. Tradução de Adela Cortina Orts e Jesús Conill Sancho. Madrid: Tecnos. 1999.

WOOD, A. “A boa vontadeâ€. Studia Kantiana, n. 9 (2009), pp.7-40.

Downloads

Publicado

2017-12-30

Edição

Seção

Artigos