Do projeto crítico kantiano: os direitos da razão entre a Lógica da verdade e a Lógica da aparência

Autores

  • Luiz Carlos Mariano da Rosa Espaço Politikón Zôon – Educação, Arte e Cultura (Rio de Janeiro, RJ, Brasil)

Palavras-chave:

Kant, ciência, razão, conhecimento, lógica

Resumo

Sobrepondo uma concepção crítica envolvendo os fundamentos do saber às ontologias dogmáticas que se impõem ao trabalho que implica a apreensão das questões filosóficas, o projeto kantiano propõe o fim da filosofia como construção metafísica e a necessidade de se lhe atribuir uma tarefa teórica de caráter essencialmente genealógico e crítico, no sentido que encerra a legitimação do conhecimento racional através da análise das faculdades que se lhe estão atreladas, conforme assinala o artigo, que se detém nos direitos da razão cuja legitimidade a lógica da verdade reconhece e cuja ilegitimidade a lógica da aparência denuncia, convergindo para as fronteiras que encerram a possibilidade da construção do conhecimento científico, à medida que, tornando o entendimento o legislador universal da natureza e circunscrevendo a utilização das categorias aos limites da experiência possível, propõe as condições necessárias para fundá-lo sobre os juízos sintéticos a priori.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Trad. da 1ª ed. brasileira coordenada e revista por Alfredo Bossi (revisão da trad. e trad. dos novos textos por Ivone Castilho Benedetti). 5ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

KANT, Immanuel. Acerca da forma e dos princípios do mundo sensível e do mundo inteligível. In: _____. Textos pré-críticos. Seleção e introd. por Rui Magalhães. Trad. por José Andrade Alberto Reis. Porto: Res, 1983.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. por Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Trad. por Paulo Quintela. Lisboa: Edições 70, 2007.

KANT, Immanuel. Lógica. Trad. por Guido Antônio de Almeida. (Série Estudos Alemães, 93). 2ª ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1992.

KANT, Immanuel. Prolegómenos a toda a metafísica futura. Trad. por Artur Morão. Lisboa: Edições 70, 1988.

Downloads

Publicado

2014-12-31

Edição

Seção

Artigos